top of page
Foto do escritorWelfare Regulatory

Assuntos regulatórios: por que as farmacêuticas estão apostando em inteligência?

Por Fabrício Guimarães Pereira

 

A Inteligência Regulatória representa a coleta, a análise ativa, a interpretação e a disseminação de informações regulatórias que fazem com que o setor se torne inteligente, porém este processo deve envolver o conhecimento de todos, principalmente a alta gerência, para que seja eficaz, pois quando bem implantado leva a decisões estratégicas, fazendo com que a empresa obtenha vantagem competitiva.

Também é conhecida como o processo que fornece informações estratégicas na hora de tomar decisões eficazes e eficientes nos aspectos regulatórios. É uma das práticas mais importantes para as empresas que necessitam cumprir exigências governamentais.

O processo regulatório utiliza a inteligência de dados para monitorar e captar informações, para então realizar uma análise profunda sobre o produto em questão. Por isso é tão importante a escolha da Assessoria Regulatória na hora de regulamentar sua empresa.

No setor de assuntos regulatórios é necessário ter profissionais capacitados em atuar na inteligência regulatória, dando suporte estratégico aos demais setores da empresa, atuando como setor organizado e ter conhecimento profundo sobre a natureza da empresa.


Qual é o objetivo da Inteligência Regulatória?

Inteligência Regulatória é uma prática estratégica para melhorar ou alavancar os resultados de uma empresa. Nesse serviço as informações relevantes são organizadas para permitir que o processo de decisão seja o melhor, nos curto e longo prazos.


O principal objetivo da Inteligência Regulatória é suprir as necessidades e carências do mercado nessa área.

A inteligência e estratégia regulatória são baseadas no profissional farmacêutico atuando em todas as áreas de mercado e desenvolvendo, não só a gestão da informação de forma estratégica, mas também o seu perfil atuante nessa prática. A prática de inteligência regulatória envolve três grandes áreas: inteligência competitiva, gestão estratégica e plano estratégico.


- Inteligência Competitiva: uma forma proativa de captar e organizar informações relevantes sobre o comportamento da concorrência, mas também dos clientes e do mercado como um todo, analisado tendências e cenários, e permitindo um melhor processo de tomada de decisão no curto e longo prazos.

- Gestão Estratégica: forma de acrescentar novos elementos de reflexão e ação sistemática e continuada, a fim de avaliar a situação, elaborar projetos de mudanças estratégicas e acompanhar e gerenciar os passos de implementação em uma organização, ou seja, é gerir toda a organização, com foco em ações estratégicas em todas as áreas.

- Plano Estratégico: é o processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas da empresa e sua evolução esperada.

Como acompanhar as movimentações do governo?

Para acompanhar as movimentações governamentais você vai precisar conhecer o sistema regulatório brasileiro e aonde estão as principais agências responsáveis pelas mudanças regulatórias, como a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária e o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Para que o serviço de inteligência regulatória seja impecável a empresa precisa contar com uma Assessoria Regulatória ou possui uma equipe de Assuntos Regulatórios que tenha um corpo técnico capacitado para obter sucesso em seus processos.


Assuntos regulatórios na estrutura da organização

O setor de assuntos regulatórios é responsável pela regularização de produtos e estabelecimentos sanitários. Ele tem a função de orientação e suporte técnico aos departamentos internos, de antecipação de tendências, de controle de mudanças e de estabelecer a estratégia regulatória para o sucesso e vantagem competitiva da empresa. E o farmacêutico é peça fundamental.

O setor de assuntos regulatórios deve ser inserido na organização com a função de atuar com inteligência regulatória x competitiva, fornecer treinamentos nos ambientes interno e externo, dar suporte estratégico aos demais setores da empresa, atuar como o setor organizado, fundamentada legislação sanitária e ter conhecimento profundo sobre a natureza da empresa. Para ser um setor sustentável é fundamental ser consciente de seus deveres e de suas possibilidades de contribuir com sociedades e o meio ambiente.


Quais são os desafios durante o Processo Regulatório?

Os desafios durante o processo regulatório são inúmeros.

Os empresários que optam por enfrentar o processo sozinho, podem encontrar grandes desafios pelo percurso, fazendo com que ele gaste mais dinheiro e perca muito tempo.

Nesse caso, o conhecimento é essencial para passar por todas as etapas, seguindo a linguagem do órgão regulador, otimizando o processo. A parte boa em contratar uma empresa especializada em Inteligência Regulatória é a segurança em avaliar a situação, elaborar os projetos estratégicos, acompanhar e gerenciar a empresa levando as ações estratégicas para todas as áreas.




16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page